Edu
Tá bem... Você deve estar pensando que sou louco ou tenho uma cachorra marciana. Mas não é bem esse o caso. Sim, sou daltônico mesmo. E essa é mais uma das esquisitices divertidas que sou capaz de contar.

Valentina, minha labradora-da-tasmânia é marrom chocolate. Isso é a observação alheia... Meus olhos me dizem que ela é verdinha... Da cor do tronco das árvores, da cor de muitas outras coisas, que denunciaram meu daltonismo quando eu era criança.

A primeira vez que me dei conta de que minha percepção era diferente dos outros, foi no jardim da infância, ao ser perguntado pela 'tia' (com cara de preocupada): -Dudu, porque você desenhou uma árvore com as cores trocadas ??

Lembro quase que perfeitamente da cara de espanto da 'tia' Terezinha ouvindo minha explicação sobre as cores, e o círculo que os amiguinhos fizeram para olhar aquele ET (eu) que estava falando. Nem preciso dizer que naquele dia teve bilhetinho na agenda. Não me causou traumas. Ao contrário, considero a primeira vez que percebi que meu olhar sobre as coisas era diferente. BEM diferente... Além do que, fui a diversão dos colegas por muito tempo...

As famosas canetinhas 'silvapen' (todos nós da geração de 70 lembramos da caixinha branca, com tampa transparente... inesquecível !) eram o máximo do meu exercício de adivinhação. Em seguida, a tentativa de ser um aluno normal, com a famosa caixa de lápis de cor de 36 cores, todas com o nome e a cor escrita... Ok, mas que diabos era fúcsia? Será que a grama era dessa cor ??

Os anos passaram. E com eles, algumas encrencas e alguns aprendizados. Acho que a característica principal de um daltônico não é a troca das cores e sim a teimosia. Sou capaz de discutir com qualquer pessoa e insistir sobre cores. Pior, eu ainda fico bravo ! Certa vez causei um tumulto num estacionamento, porque não achavam meu carro. Onde estava meu Uno azul ??? roubaram ?? Não. Ele estava lá. Verde, esperando por mim. Ninguém me disse que meu carro era verde !!! Comprar roupas é uma aventura à parte.

Essa é minha primeira incursão no mundo dos blogs. Sempre leio minha querida amiga Andrea, e seus amigos bloggeiros. Sempre adoro tudo, e a vontade de deixar algumas idéias num blog vem fermentando ha algum tempo...


Então, se alguém ler, quiser postar, reclamar, a casa é sua! Se gostar, espalhe. Se não gostar,não conta pra ninguém. Ou eu mando Valentina, a cachorra verde te pegar!

Beijos a Tatiana, que me incentivou a escrever aqui. E GOD SAVE THE PALM! Essa maravilha da tecnologia, que me permitiu escrever esse post nos lugares mais improváveis.


=]



8 Responses
  1. Andréa Says:
    This comment has been removed by a blog administrator.

  2. Andréa Says:

    Welcome, my friend!! E obrigada pelo link pra minha humilde vivenda. Adorei ter mais um espaco pra te achar, comunicar, pentelhar... Te adoro e morro de saudade das nossas aventuras, ja tao longinquas no tempo. Mas tempo eh relativo elas estao aqui pertinho, guardadas comigo pra sempre. Voltarei sempre pra te ler, e vc tem muito a dizer- dedinhos a obra!!
    Beijocao.


  3. Andréa Says:

    Pergunta: quais sao as cores das 3 bolotes la em cima do seu blog? :)


  4. Andréa Says:

    Digo: bolotas (lesada).


  5. Edu Says:

    azul, amarelo e rosa ???

    =]

    Todo mundo faz esses testes com daltônicos...


  6. Andréa Says:

    Haaa!! Eu vejo: azul, verde e laranja.
    Linda a sua cachorra palmeirense! :)


  7. Anonymous Says:

    Querido, obrigada pelas "referências"...rsrsrsrs...
    O conto está mesmo ótimo e a foto fabulosa...foi muito legal entrar mais um pouquinho no "seu" mundo de cores....beijocas


  8. Anonymous Says:

    Oi Duuuuuuuuuuuuuuu... nossa, num sabia que vc tinha essa visão tão privilegiada... ver a vida de outras cores, tons, matizes... será que pra vc a vida é realmente cor de rosa? Se for me ensina? Ia ser tão bom!!!
    A e fúcsia... sei lá o que é... deve ser de comer... aliás, que importa o que é fúcsia quando se tem amigos como vc? Na verdade é isso que mais me importa! Hoje e sempre!
    Um beijo no seu coração... de todas as cores! :D